Uma visão de liderança
O clima organizacional saudável em uma empresa, está baseado na forma em que é gerida a liderança, pois qualquer comportamento humano está intrinsecamente ligado a um estimulo.
Vejamos, se o líder lidera os seus colaboradores, implementando estímulos favoráveis como, incentivo ao auto desenvolvimento profissional e/ou pessoal, administração motivada ao conceito horizontal e não vertical de hierarquia, ele terá êxito em seus resultados.
Mas se o líder estimula negativamente sua equipe, com certeza ele irá receber de seus liderados, resultados menores, baixa produtividade, antipatia por sua pessoa e pela organização.
Os colaboradores recebendo estímulos motivadores, automaticamente e instintivamente, irão retomar para a empresa e para ele próprio, os melhores resultados possíveis.
Vale ressaltar que, ao se implantar uma política de estímulos favoráveis e motivadores na organização, será gerado consecutivamente, um ambiente singular, proativo, amistoso, produtivo e de alta qualidade.
Com esta política de estimulos, mesmo que a organização não atenda todas as necessidades e anseios humanos de seus colaboradores, os mesmos irão ficar satisfeitos por estarem atuando nesta organização, e produzindo resultados de qualidade.
Não estou dizendo aqui que os lideres devem ser altamente democráticos, pois já é sabido que “não só de democracia vive o homem”, a burocracia no sentido de controle, procedimentos e regras, é extremamente necessário e salutar, para o andamento e controle eficaz de uma organização e/ou uma sociedade.
É extremamente salutar para o individuo e para a própria organização, o colaborador, acordar pela manhã em uma segunda-feira, pensando consigo mesmo: “Mais um dia de trabalho, o que eu vou compartilhar hoje?”
O líder deve atuar com uma visão holística e ter a consciência de nunca usar o preciosismo, pois “hoje estamos como líder, mas não somos líder definitivamente”.
Faça com os outros o que você gostaria que fizessem com você!
Estimule os outros, com estímulos que você gostaria de receber!
Posted on 21 de Agosto de 2011, in Administração. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.
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